Tratamento de água e esgoto - um serviço essencial

O serviço de tratamento de água e esgoto é essencial para a saúde da população.

Afinal, o esgoto doméstico é composto pela água e pelos resíduos que ela carrega de casas, prédios e outros estabelecimentos. Em síntese, o esgoto representa tudo aquilo que é eliminado através da água corrente, que desce pelas pias, ralos e vasos sanitários de um local. Além disso, é composto, também, pela água da chuva que corre pelas ruas e calçadas.


No Brasil, somente 49% do esgoto é coletado pelas redes de tratamento e, ainda assim, apenas 10% é, devidamente, tratado. A maior parte do esgoto é jogado em rios e mares.

O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivos principais:

- Remover o material sólido da água;

- reduzir a demanda bioquímica de oxigênio;

- exterminar micro-organismos patogênicos;

- diminuir a presença de substâncias químicas indesejáveis.


Patologias causadas por água contaminada


O esgoto é formado por cerca de 99,9% água e 0,1% de organismos vivos, sendo eles bactérias, vírus, vermes e protozoários, liberados com dejetos humanos. Dessa maneira, são muitas as doenças causadas pelo contato com águas não tratadas. Conheça algumas delas.


Amebíase: o contágio ocorre por meio do contato com água contaminadas com cistos provenientes de fezes humanas;


Esquistossomose: a transmissão acontece por meio do contato direto com águas contaminadas por larvas provenientes de caramujos contaminados;


Poliomielite e Hepatite viral tipo A: o contágio acontece pelo contato, através do consumo ou do banho, com água contaminada por urina ou fezes humanas;


Febre Tifoide: causada pela ingestão de água contaminadas ou pelo consumo de alimentos lavados com água contaminada;


Cólera: causada pelo consumo de água infectada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.


É importante lembrar que o tratamento de água e esgoto também é de grande importância para o meio ambiente, já que o esgoto causa a contaminação de rios, lagos, represas e mares, prejudiciais aos seres vivos desses ecossistemas; podem gerar o processo de assoreamento, que ocorre devido ao aumento de resíduos sólidos em rios, gerando o aumento do nível das águas e enchentes; causam mau cheiro e contaminam mananciais e fontes de água potável.


Fontes:

Biblioteca da Mináguas

Brasil Escola

Sanesul