Saiba como descartar os resíduos da sua empresa corretamente

Atualizado: Jul 13

Temos falado em alguns posts aqui, em nosso blog, sobre como é importante e positivo para uma empresa optar pelo crescimento sustentável. Além da construção de uma boa relação com clientes e possíveis clientes, adotar esse modelo de desenvolvimento ainda reduz custos e contribui economicamente para o seu negócio.


Para transformar a sua em uma empresa verde, algo que deve ser observado é o descarte correto dos resíduos gerados.


Confira como descartá-los corretamente de acordo com cada material.

Vidro


Objetos feitos de vidro levam mais de 1.000 anos para se decompor na natureza, quando descartados incorretamente. Além disso, garrafas de bebidas podem levar 10.000 anos para completar esse processo.


Um fato interessante é que 1 kg de vidro utilizado pode se transformar em 1 kg de vidro novinho em folha para ser usado. Dessa forma, a melhor maneira de descarte desse material é a reciclagem. Através desse procedimento o vidro pode ser reciclado inúmeras vezes, então não economize esforços e busque fazer parcerias com cooperativas de reciclagem, que irão reaproveitar o vidro da maneira correta.


É bom lembrar de, se possível, lavar os objetos antes de entregá-los à cooperativa. Lâmpadas, tubos de computadores e vidros de janelas, infelizmente, não são recicláveis.


Papel e plástico


O plástico leva mais de de 400 anos para se decompor quando descartado livremente na natureza. Já o papel, leva cerca de 3 a 6 meses.


O Brasil gera 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, sendo que apenas 1,2% segue para reciclagem. Muito pouco, não é mesmo?


Você pode aumentar esse índice pelo descarte correto em sua empresa. Primeiro, separe os plásticos dos papéis. Depois, é hora de entrar em contato com a cooperativa de recicladores ou com uma empresa que realiza o serviço de coleta.


O plástico é passado por vários processos para dar origem a outros produtos. Quanto ao papel, as celuloses do material são reaproveitadas.


Equipamentos Eletrônicos


Ao jogar fora os equipamentos eletrônicos que não possuem mais serventia, é necessário muita atenção. Isso porque, o descarte incorreto, além de poluir o meio ambiente, é um risco, pois as pessoas podem entrar em contato com os metais pesados que compõem tais equipamentos, como o chumbo e o mercúrio, prejudiciais à saúde.


Por isso, o ideal é entrar em contato com outras empresas responsáveis especificamente pela coleta de acessórios eletrônicos. Em Juiz de Fora, por exemplo,você encontra empresa especializada e ambientalmente regularizada para este fim.


Componentes orgânicos


Os resíduos orgânicos gerados devem ser descartados separadamente dos materiais que podem ser reciclados.


Uma boa de forma de aproveitar os componentes orgânicos é investir em composteiras.


Dessa maneira você evita que as substâncias sejam descartadas e pode criar um pequeno jardim para sua empresa, já que esses resíduos formam o húmus, fertilizante natural para hortas e plantas.


Óleo vegetal


Muitas vezes, o óleo vegetal é jogado em pias ou ralos após ser usado, e isso é prejudicial ao meio ambiente e ao encanamento das residências, já que causa o entupimento dos mesmos e, quando o óleo despejado chega aos rios e lagos, poluem suas águas contribuem para a morte de seres vivos e impermeabilizam as paredes dificultando as infiltrações no solo.


A maneira correta de descartar o óleo vegetal é armazená-lo em uma garrafa PET.

Para isso, utilize um funil para despejar o óleo na garrafa. À medida que for usando outras quantidades de óleo vá colocando no recipiente. Lembre-se de manter a garrafa sempre bem fechada para evitar vazamentos.


Após reunir algumas garrafas com o resíduo, busque por empresas e instituições que são responsabilizadas por recolher óleos vegetais, e as mesmas darão a destinação final correta à substância.

As marcas que prezam pela adoção de métodos sustentáveis em seus processos são mais valorizadas atualmente. Sendo assim, cada medida "amiga" do meio ambiente que você implanta em sua empresa é um ponto positivo para a imagem de seu negócio diante de seus clientes, para a conquista de novos consumidores e para a natureza

A Mináguas oferece assessoria/consultoria ambiental aos seus parceiros, e pode ajudar você com a implementação de métodos sustentáveis.

Entre em contato com a nossa equipe pelos WhatsApps (32) 99906-6263/(32) 99906-7043 ou pelo e-mail minaguas@minaguas.com.br

Fontes:

Revista Pequenos e Grandes Negócios

Brasil Escola

Ecycle

Biblioteca da Mináguas

Logo Assinatura Branca.png

VOLTE AO TOPO