Programa 5s - Amigo do Meio Ambiente

Atualizado: Fev 5

O programa 5S é uma maneira muito eficiente de colocar em prática, dentro da sua empresa, ações que contribuam para construir uma empresa sustentável, para conscientizar os colaboradores sobre a preservação do meio ambiente e até para aumentar a produtividade e melhorar qualidade do trabalho. .


Essa metodologia foi desenvolvida no Japão, com o objetivo de aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.

A base do programa 5S é descrita em cinco palavras do idioma japonês:


Seiri – Senso de utilização

Seiton – Senso de organização

Seiso – Senso de limpeza

Seiketsu – Senso de padronização

Shitsuke – Senso de disciplina


Veja abaixo como deve ser aplicado cada S do programa no dia a dia de uma empresa:


- O Seiri ensina que, no ambiente de trabalho, é necessário que hajam os recursos essenciais para que as atividades laboriais sejam realizadas, mas em quantidade sustentável, poluindo o mínimo possível a natureza. O SEIRI também recomenda que as os recursos sejam reutilizados e que as pessoas compartilhem aqueles recursos que são pouco usados.


- O Seiton, que corresponde ao senso de organização, cita que os recursos devem ser guardados de maneira adequada, em locais bem definidos e identificados. Dessa forma, os problemas de desorganização serão evitados e os colaboradores somente usarão os recursos necessários para cada atividade, sem gastar os mesmos de maneira indevida.


- Já o Senso de Limpeza, conhecido como Seiso, tem como objetivo a manutenção e a higienização dos locais, aparelhos, instalações e demais objetos. A eliminação com a devida frequência da sujeira reduz a quantidade de resíduos que devem ser descartados ou tratados.


- O conceito Seiketsu estabelece ações como redução de ruídos e contaminação, decoração de lugares com plantas ornamentais e utilização da coleta seletiva,todas voltadas para a humanização do local de trabalho e para a preservação meio ambiente.


- Por último, o termo Shitsuke, que represente o senso de autodiscipliina, possui a função de manter os primeiros 3S (Seiri, Seiton e Seiso) na rotina da empresa, e também estabelece que as normas do meio ambiente, principalmente a Coleta Seletiva, sejam cumpridas pelos colaboradores voluntariamente, sem que sejam necessárias cobranças ou monitoramento de atividades.


A implantação do programa 5S na sua empresa é muito positiva, pois além de contribuir para tornar seu negócio alinhado à sustentabilidade e até mesmo para a obtenção da Certificação ISO 14001, ainda promove melhorias, tais como aumento da produtividade, melhora na qualidade de vida e do ambiente laboral, propicia a evolução na qualidade do trabalho e do produto e até cria uma base para implementar outros programas de gestão.


Fonte: PCDA

Logo Assinatura Branca.png

VOLTE AO TOPO