O que fazer com o lixo orgânico?

O lixo orgânico é todo material biológico animal ou vegetal. Assim, são restos de comida, verduras, frutas, legumes, cascas de alimentos, etc.


Mas, como descartar o lixo orgânico?


Em vez de simplesmente jogar com o resto do lixo para ser descartado em aterros, existem alternativas sustentáveis que os restos orgânicos podem ser reaproveitados e contribuirão para o meio ambiente.


Conheça mais abaixo.

Existem duas maneiras de reaproveitar o lixo orgânico que você pode adotar – instalar um triturador de pia ou fazer a compostagem.


Triturador de pia


Com o triturador de pia, os alimentos são triturados em pedaços mínimos e descartados na tubulação de esgoto. Isso evita que os restos sejam descartados juntamente com outros materiais, como já mencionado, acabem em aterros, e, assim, liberem gás metano, que potencializam o efeito estufa.

Essa alternativa também diminui o uso de sacolas e sacos plásticos para o descarte dos lixos.


Contudo, é importante ressaltar que, com o triturador de pia, existem a possibilidade do entupimento das tubulações de esgoto, se os resíduos triturados se acumularem. Além disso, pode fazer com que o tratamento de água fique mais caro pela concentração de resíduos.


Compostagem


A compostagem é, sem dúvidas, a melhor e mais sustentável forma de reaproveitar o lixo orgânico. E um ótimo ponto é que qualquer um pode fazer a compostagem em casa, mesmo que more em apartamento.


O tipo denominado como vermicompostagem, é feito utilizando terra e minhocas em uma composteira, que auxiliam na decomposição dos resíduos. Além da sustentabilidade, a compostagem também proporciona húmus, que é um adubo orgânico de excelente qualidade para as plantas.

Outro ponto a se destacar é que o reaproveitamento do lixo orgânico utilizando-se de composteiras não provocam bagunça e sujeiras e evitam a emissão de gás metano na atmosfera


Como se pode ver, são diversas vantagens em optar pela compostagem. Existem diferentes tipos de composteira que se pode escolher.


Convencional


A composteira convencional é a mais utilizada nas cidades para a reciclagem do lixo orgânico. É formada por três ou mais caixas de plástico que podem ser empilhadas.

As duas caixas do topo possuem furos. Nelas ocorre a decomposição do resíduos através do trabalho das minhocas. Os furos têm o objetivo de promover a movimentação dos animais e o escoamento do líquido gerado no processo de decomposição.

Uma caixa coletora fica na base para coletar o chorume produzido.


Humi


A Humi tem um formato bem parecido com a composteira convencional, contando com algumas modificações feitas para deixar a compostagem mais fácil e eficiente.


O modelo Humi conta com diferentes adaptações em comparação à convencional, como rodinhas, pés que facilitam para retirar o chorume e curvatura na tampa para evitar o acúmulo de água.


Fontes:

Biblioteca da Mináguas

Ecycle

FazFácil

Casa Prática Qualitá