Entenda mais sobre a engenharia de minas

A Engenharia de Minas é o ramo da engenharia que pesquisa e estuda os recursos minerais para aplica-los na indústria.


Dessa maneira, os profissionais que se especializam nessa área desempenham funções como pesquisas para localizar minas, analisar composições de rochas, minerais e combustíveis fósseis, quais as melhores formas de exploração das minas e, após a extração, como utilizá-las na indústria, entre outras coisas.

Estudos demonstram que a humanidade já trabalha com metais e rochas desde seu início, na Pré-História. Sendo assim, pode-se concluir que a Engenharia de Minas é tão antiga que acompanha o surgimento do homem. Exemplo disso é o fato de a primeira mina de bronze conhecida ter sido encontrada na China, tendo sua origem datada de 400 a.C.


Durante o Império Romano também ocorreu a intensa exploração de metais como prata, ferro, ouro, chumbo para a construção das diversas obras monumentais, além das próprias ferramentas e acessórios que eram utilizados para diversas funções, como a locomoção, por exemplo.

A Engenharia de Minas é essencial para a vida moderna, já que muitos produtos essenciais para as tecnologias criadas pelo homem são produzidos através dessa engenharia.


Dentro dessa área são abrangidos diferentes segmentos, mas um dos mais conhecidos é a exploração de minas. Como estes serviços envolvem diretamente a extração de recursos naturais, é muito importante que os profissionais envolvidos visem a redução dos impactos ambientais causados por essas atividades. Além disso, devido aos impactos causados pelas diferentes atividades, como a extração de minérios e rochas, por exemplo, são exigidos, pelos órgãos ambientais, licenças e relatórios específicos.


Se você tem uma empresa ou algum projeto relacionado a Engenharia de Minas, entre em contato com a equipe da Mináguas e tenha uma assessoria capacitada e de excelência. Junto aos nossos parceiros elaboramos os serviços de requerimento de pesquisa e de licenciamento mineral junto ao ANM (Agência Nacional de Mineração), elaboração de relatório final de pesquisa mineral e elaboração de plano de aproveitamento econômico (PAE) de recursos minerais.


Fontes:

Biblioteca da Mináguas

Observatório Juventude C&T Fiocruz

Guia da Carreira