Dicas para ter uma vida mais sustentável durante a pandemia

Durante a pandemia, uma das principais recomendações das autoridades de saúde para os cidadãos é buscar ficar em casa, evitando sair, não ser quando for realmente necessário, usando máscara..


Adotando essa medida de prevenção, inevitavelmente passa-se mais tempo em casa, e assim surge uma ótima oportunidade de adotar medidas mais sustentáveis no seu dia a dia. Conheça algumas que você pode praticar.

Faça uma composteira e cultive uma horta


Passando mais tempo em casa, você tem um período de disponibilidade maior para montar uma composteira.


A composteira é uma ótima maneira para você aproveitar os resíduos orgânicos gerados dos alimentos que você consome, tais como as cascas e sobras de frutas, legumes e verduras, para serem transformados em húmus, que podem adubar suas plantas, jardins, hortas e outras plantações.


Aproveitando o embalo de montar a composteira, você também pode cultivar uma pequena horta. Assim você consegue utilizar o adubo para fertilizar os legumes e verduras. Você pode investir no cultivo de hortelã, manjericão, alecrim, outras coisas.


Evite o uso de descartáveis


A pandemia também é um bom momento para você diminuir o uso de descartáveis. Em casa, fica mais fácil você usar os pratos de vidro ou louça, assim como os copos de vidro, e, assim, evitar a utilização de talheres, copos de plástico e até mesmo sacolas descartáveis, para produzir menos resíduos e ajudar o meio ambiente.


Quando acabar a pandemia, você pode continuar praticando esse hábito sustentável.


Passe mais tempo na cozinha


Aproveite o tempo que estiver em casa para para aprender a cozinhar. Além de você se divertir cozinhando e fazer bem para a sua mente, você pode aprender a fazer comidas saudáveis e receitas que gosta de comer.


Além disso, você evita o delivery, serviço que facilita no sentido que você não precisará cozinhar, mas gera resíduos devido às embalagens, guardanapos, etc.


Separe o lixo reciclável


Durante a pandemia você pode separar o lixo com mais cuidado, deixando os recicláveis em recipientes diferentes dos orgânicos. Assim você facilita o trabalho das cooperativas de reciclagem e dos catadores, além de, é claro, contribuir para o meio ambiente.


Aproveite a luz solar


Abra bem as janelas de casa para aproveitar a luz solar, e só acenda as luzes quando realmente for necessário. Além de diminuir o consumo de energia, os ambientes vão ficar mais limpos, ventilados, e com menos mofos e bactérias.


Fontes:

Biblioteca da Mináguas

Recicla Sampa

Casa Abril

Logo Assinatura Branca.png

VOLTE AO TOPO