Como reduzir o consumo de plástico no dia a dia?

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, ficando atrás apenas dos países Estados Unidos, China e Índia. De acordo com o estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), nosso país também é um dos que menos recicla plásticos. Apenas 1,2% desse material é reciclado em nosso território, o que corresponde a 145.043 toneladas.

Além desses números, foi registrado que:


- O Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico anualmente;

- Cada cidadão brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana;

- 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular;

- 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários;

- Mais de 1 milhão de toneladas de plástico não é recolhida no país.


Diante de dados tão alarmantes, é possível adotar alguns hábitos diários para reduzir o consumo de plástico. Dá uma olhada!

Evite canudos de plástico


Evitar o uso de canudos de plástico já é um ótimo hábito para você diminuir o consumo do material no dia a dia. Se você não conseguir abrir mão do canudo, pode optar por aqueles biodegradáveis, feitos de titânio ou bambu.


Além disso, uma ótima alternativa para evitar a utilização de outros itens de plásticos descartáveis, é levar consigo um kit com caneca, guardanapo de pano e talheres - existem talheres retráteis, que facilitam e cabem na sua mochila.

Escolha os materiais durante as compras


O plástico está presente na composição de muitos produtos. Por isso, quando fizer suas compras, fique de olho e busque adquirir produtos feitos com embalagens de vidro, papel e papelão, que são mais fáceis de serem recicladas e também levam menos tempo para se decompor.


Troque seus acessórios higiênicos


Você pode trocar a sua escova de dentes feita com plástico por uma escova de bambu.

Além disso, ao invés de comprar lâminas de barbear descartáveis, você pode optar por um barbeador de metal, que tem ótima durabilidade e ainda compensa economicamente. Adotando esses dois métodos, você já consegue diminuir o descarte de lixos plásticos.


Repense o seu consumo de plástico


Antes de comprar algo, pense se você realmente precisa daquilo. Quanto menor o seu consumo, menos lixo você gera.


Faça uma análise do seu consumo de plástico diariamente, e pense de que formas você pode diminuir. Uma ótima alternativa é começar evitando as sacolas plásticas que são distribuídas nos supermercados. Nesses estabelecimentos, são vendidas ecobags, sacolas que não custam caro e podem ser reutilizadas por muito tempo nas próximas compras. Outra alternativa é reaproveitar as caixas de papelão que também são dadas nos supermercados para levar as compras.


Além disso, observe se no supermercado que você vai existe um posto de coleta seletiva. Deposite lá os materiais corretos para serem reciclados. Dessa maneira você aproveita para fazer as compras do mês e ainda ajudar o meio ambiente, diminuindo o consumo de plástico e facilitando a coleta de lixo pela reciclagem.


Alimentação


Os lanches prontos feitos e comprados na rua geralmente vêm em embalagens descartáveis. Nesse caso, opte por fazer compras a granel e até mesmo cozinhar em casa. Evitar os alimentos conhecidos como junkfood fazem bem pro ambiente e pra sua saúde.


Se não conseguir cozinhar, uma boa é comer em restaurantes com comidas saudáveis, que utilizam pratos de louça e talheres de aço, evitando o consumo de plástico.

Quando comprar comida, evite também embalá-las com plástico, optando pelos saquinhos de papel ou potes reutilizáveis.


Faça plogging


O plogging é uma prática que alia exercícios físicos à coleta de lixo. Essa ação é simples, mas impactante. Basta você, quando sair de casa para caminhar ou correr, levar um recipiente reciclável, como ecobags, sacos de pano ou de papel, e, ao longo do caminho, você vai coletando os lixos que encontrar.


Isso contribui tanto para sua saúde, através da prática de atividades físicas, e ainda ajuda o meio ambiente e sua cidade, já que auxilia na limpeza dos locais e ainda dá exemplo de conscientização ambiental.


Outras dicas simples que podem ser adotadas


- Prefira cotonetes de papel aos comuns

- Substitua fraldas e/ou absorventes descartáveis por reutilizáveis

- Troque a esponja sintética pela bucha vegetal

- Utilize jornais ou sacos de pão para forrar sua lixeira e coletar lixos secos

Logo Assinatura Branca.png

VOLTE AO TOPO