Como a sua empresa pode ser mais sustentável

Em vários de nossos posts, já ressaltamos os benefícios que sua empresa terá ao se tornar um empreendimento mais sustentável. Além de contribuir para o meio ambiente, ganha valorização no mercado e a fidelização de clientes que se identificam com conceitos sustentáveis.


Entretanto, não basta somente optar pela sustentabilidade nos processos de produção venda, entrega, etc. É importante começar com iniciativas no meio interno, ou seja, junto aos seus colaboradores e no ambiente físico do seu negócio.


Veja algumas dicas para implementar medidas amigas do meio ambiente em seu empreendimento.

Reduza o consumo de descartáveis


Busque incentivar os colaboradores da sua empresa a utilizar materiais não descartáveis para alimentação.


Uma boa alternativa é motivar as pessoas levarem canecas e garrafas para usarem no trabalho, de forma que não sejam usados copos plásticos. Outra opção positiva é a empresa investir em alguns materiais, como pratos de cerâmica ou de vidro e talheres de alumínio, que são todos reutilizáveis e duradouros.


É importante também implementar medidas simples, mas efetivas, como a reutilização de papéis para rascunho e a separação do lixo.




Separação do lixo feito por nossa equipe na Mináguas


Observe a infraestrutura


Busque sempre revisar a estrutura física do seu negócio. Isso


evita vazamentos de água e instalações elétricas mal feitas, que geram desperdícios e custos desnecessários, além de oferecer risco às pessoas que estiverem no ambiente de trabalho, no caso das instalações mal feitas.


Além disso, investir em lâmpadas LED, sensores de presença em banheiros e locais menos movimentados, pintar as paredes de branco e utilizar a iluminação do sol o máximo possível são alternativas econômicas e sustentáveis.


Diminua o consumo de energia e de água


Nesse caso, é preciso que toda a equipe esteja engajada, fazendo uso do consciente de tais recursos. Mas uma ótima maneira de motivar a economia de água e de energia é instalar alguns acessórios que ajudam na redução.

Para água, utilize arejadores (pequenas peneiras acoplada na saída de água), reguladores e restritores de pressão nos vasos sanitários, torneiras temporizadas nas pias. Com relação à energia, o que funciona são temporizadores em aparelhos elétricos e eletrônicos, e, como já dissemos, aproveitar ao máximo a incidência de luz do sol no espaço físico.


Incentive o uso de transportes alternativos e coletivos


Motive seus colaboradores a utilizarem transportes coletivos como ônibus e metrô, e alternativos como a bicicleta. Ambos ajudam a reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo positivamente para o meio ambiente. Quanto ao uso da bicicleta, ainda é um estímulo à prática de atividades físicas.


Uma outra opção é incentivar seus colaboradores a elaborarem um programa de caronas, que é mais sustentável e proporciona integração entre todos.


Escolha fornecedores sustentáveis


Como dissemos no início do texto, as ações de sustentabilidade devem ser implementadas em todos os processos da empresa, desde seu funcionamento interno até a produção e, claro, a compra de recursos.


Dessa forma, para estar em dia com os métodos sustentáveis, é muito importante escolher o fornecedor certo. Busque, como parceiros, negócios que possuam padrões de qualidade alinhados com o meio ambiente e fornecedores que tenham certificações ambientais.


Além disso, procure saber se produtores ou negócios locais fornecem os materiais que suas empresas têm necessidade. Isso é muito importante, pois estimula a coletividade e a economia da região.


Afinal, investindo em um fornecedor sustentável, ambas as empresas trabalham em prol da sustentabilidade.


Reduza as sacolas plásticas e procure reciclar mais


Você pode incentivar tanto os seus clientes quantos os seus colaboradores a não usar sacolas plásticas, ou pelo menos, a usar em menores quantidades.


Ofereça vantagens aos clientes que optarem por não levar embalagens para casa ou não usarem sacolas. Busque fornecer também locais para que eles deixem as embalagens usadas, e para descarte as mesmas corretamente, para serem recicladas.


Conscientização nunca é demais


É essencial, para que todas essas iniciativas tenham o efeito realmente desejado no seu negócio, que todos os colaboradores comprem a ideia de sustentabilidade. Mas como fazer isso?


Atividades voltadas à conscientização dos colaboradores são ótimos caminhos. Invista em cursos, palestras, e estabeleça parcerias com organizações voltadas para a preservação ambiental que possam transmitir aos seus colaboradores a importância da conscientização.


A Mináguas oferece Educação Ambiental para empresa e pode te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!


Fontes:

Biblioteca da Mináguas

HuffPost Brasil

DocuSign

Logo Assinatura Branca.png

VOLTE AO TOPO