Benefícios do sistema de captação de água da chuva

O sistema de captação de água da chuva, sendo comum chama-lo de cisterna, é uma ótima alternativa para aproveitar a água proveniente da chuva no dia a dia e, assim, economizar o uso desse recurso natural. A cisterna é considerada uma das alternativas mais eficientes para reaproveitar a água da chuva e podem ser instaladas tanto no meio urbano quanto no rural.


O funcionamento da cisterna tem início na captação da água da chuva por calhas, que levam a água até um filtro, onde serão retirados resíduos sólidos, como galhos e folhas. O sistema conta com um freio d’água que regula a entrada de água diretamente na cisterna, evitando que uma grande quantidade de água não cause agitação e suspenda partículas que estiverem no fundo.


Esse sistema é considerado de baixo custo para captação de água da chuva e oferece diversos benefícios. Conheça alguns deles.

Método sustentável


Atualmente, diminuir o consumo de água no dia a dia é a melhor alternativa para preservar esse recurso essencial para a sobrevivência de seres humanos, animais, plantas e do planeta como um todo. 70% da área da Terra é coberta pelos oceanos, que correspondem a mais de 98% da água do planeta. Dessa parcela, apenas 2% é água doce, e, desse percentual, 0,036% está localizado no subsolo, em aquíferos, poços, lagos e rios, que são passíveis de consumo humano.

Um índice tão reduzido nos leva a refletirmos sobre a importância de preservar a água, e nesse quesito a cisterna auxilia positivamente. Isso porque é possível usar a água captada das chuvas para lavar pisos, calçadas, áreas, regar plantas, lavar o carro, ou seja, praticar atividades que envolvam a utilização de água no geral, com exceção da ingestão, já que a água captada não é potável.


A partir desse aproveitamento, você economiza água que seria usada diretamente da mangueira ou das torneiras de casa, e também contribui economicamente para suas finanças.


Contribui para a redução de enchentes


As enchentes são um dos principais problemas em muitas cidades e centros urbanos. Elas são ocasionadas devido à alta impermeabilização do solo, que faz com que a água das chuvas não seja absorvida, e assim se transformam em enchentes.


Quando as cisternas são utilizadas em diversos imóveis, existe uma maior absorção de água da chuva, e, assim, são capazes de reter uma parte significativa da água que causaria as enchentes. Uma residência com área média de telhado de 200 m², consegue armazenar de 9 mil litros a 20 mil litros de água com uma cisterna.


Valorização do imóvel


Um dos benefícios da cisterna é que ela gera a valorização do imóvel. Nos dias atuais, os imóveis com sistemas sustentáveis, como, além da cisterna, os painéis de energia solar, geram a valorização do imóvel.


Isso é muito benéfico caso o proprietário decida um dia vender sua residência, já que conseguirá uma venda melhor e mais lucrativa.


Dessa forma, podemos observar que a implementação de um sistema de captação de água das chuvas é muito benéfico, tanto para o meio ambiente quanto para o proprietário, e vale o investimento.

Fontes:

ecycle

Ecocasa

Blog Use Água da Chuva