As melhores fontes de energia limpa

As energias limpas são aquelas que não poluem o ar ou a água com nenhum de seus resíduos ou subprodutos. Isso não acontece com a energia gerada pela queima de carvão, por exemplo, pois esse sistema causa a poluição justamente através da queima.


O alto uso de combustíveis fósseis para a produção de energia, e também a utilização por fábricas e para abastecer carros é um dos principais fatores para a causa do aquecimento global. Por isso, a melhor forma de reverter tal cenário é adotando a utilização de energias limpas.


Conheça algumas delas.

Energia solar


Esse sistema, como o próprio nome já diz, aproveita dos raios solares para gerar energia. Por ser um dos sistemas menos prejudiciais ao meio ambiente, tem sido cada vez mais adotado em diferentes países.


É importante ressaltar que, além de gerar energia elétrica através da captação dos raios do sol por painéis fotovoltaicos, esse sistema também é capaz de produzir energia térmica.


Energia eólica


A matéria-prima da energia eólica é o vento. Mas então, nesse caso, como é produzida a energia?


O vento é captado por aerogeradores, que são formados por hélices presas em um pilar. Assim, as hélices são movimentadas pelo vento e a força motriz produzida pela sua rotação é convertida em energia elétrica.


Um dos principais benefícios da energia eólica é que o impacto ambiental é baixo e praticamente nulo. Além disso, outra vantagem é que a geração de energia nesse sistema tem um custo baixo em relação a outros.


As desvantagens estão relacionadas à poluição sonora, alteração na paisagem através da instalação dos aerogeradores, e também o fato de poder prejudicar os pássaros, caso os aparelhos sejam instalados em sua rota de vôo.


A utilização de energia eólica também tem crescido mundialmente. Estima-se que na Espanha e na Dinamarca esse sistema seja responsável por gerar 20% da eletricidade. O Brasill também possui alto potencial para a utilização de energia eólica, devido à intensa movimentação de ventos em diferentes regiões do pais. Contudo, esse sistema não possui muito investimento em nosso território.


Energia hidrelétrica


A produção de energia através das hidrelétricas é o tipo mais utilizado no Brasil.

Nesse caso, a força produzida pelas águas move uma turbina, que gera eletricidade através desse movimento.


Uma grande vantagem desse sistema é que a água não é perdida no funcionamento das hidrelétricas. Entretanto, por outro lado, a construção e o estabelecimento de uma hidrelétrica demanda grande impacto ambiental.


O Brasil figura-se entre os cinco maiores geradores de energia hidrelétrica em todo o mundo.


Fontes:

Biblioteca da Mináguas

DW

Mundo Educação.

Dinâmica Ambiental