A importância do tratamento de efluentes gerado pela indústria

O tratamento de efluentes gerados pelas indústrias é necessário para o funcionamento em condições legais (correto)das mesmas. Isso porque, realizando esse processo, a indústria se adequa à legislação ambiental, Resolução CONAMA/MMA, No 430, de 13 de maio de 2011, que dispõe sobre as condições e padrões de Lançamento de efluentes, bem como a NBR 13.969/97, que discorre sobre o descarte final de resíduos, e ainda cresce de maneira mais sustentável.


Muitos dos elementos gerados pelos processos de trabalho das indústrias são gasosos e líquidos, e, se não tratados, causam danos ambientais impactantes.


Leia mais sobre a importância do tratamento de efluentes abaixo!

Evita a poluição das águas


O lançamento dos efluentes industriais em corpos d’água sem o devido tratamento provoca danos à vida aquática, pois a decomposição dos dejetos gera a escassez de oxigênio necessário para a sobrevivência de peixes e plantas.


Os efluentes possuem grandes concentrações de fósforo e nitrogênio, que causam a proliferação de algas e, consequentemente, o resultam no desequilíbrio do meio.


Águas contaminadas são fontes de doenças


Se despejados no ambiente sem o tratamento adequado, os efluentes são prejudiciais à saúde, já que podem levar ao surgimento de doenças como meningite, disenteria, hepatite, tumores, rinites, dermatoses e até de mudanças neurológicas provenientes dos metais presentes nas substâncias.


Danos gerados pelos efluentes gasosos


Os gases emitidos pelas indústrias causam impacto negativo na atmosfera do planeta, levando ao surgimento de fenômenos conhecidos como chuva ácida, efeito estuda e deteriorando a camada de ozônio.


Além disso, tais gases contribuem para o surgimento de doenças pulmonares crônicas, como asma, enfisema, e em alguns casos o câncer de pulmão.


Reutilização do recurso hídrico


A água usada pelas indústrias não precisa ser potável. Isso significa que, com o tratamento de efluentes, é possível que as fábricas reutilizem o recurso até mais de uma vez nos seus processos de fabricação.


Vale ressaltar que a reutilização após o tratamento gera economias para a indústria e também aumenta a parcela de água para consumo humano. Atualmente, no Brasil, a utilização de água por meio do reuso é de menos de 0,1%.


O tratamento de efluentes tem consequências muito positivas tanto para as instituições que adotam tal medida quanto para o meio ambiente.


A Mináguas, desde 1978, auxilia a sua empresa a implantar esse processo em seu cotidiano de produção. Entre em contato conosco!

Fonte:

Safe SST

Tera Ambiental

Biblioteca interna da Mináguas

Logo Assinatura Branca.png

VOLTE AO TOPO