A importância da reciclagem do cobre

O cobre é utilizado pela humanidade há mais de 10.000 anos aproximadamente.

Durante esse longo período, o metal tem sido reciclado e reutilizado diversas vezes, e possui papel importante na composição de diversos objetos, principalmente por ser um excelente condutor de eletricidade, e também por possuir alta ductibilidade e maleabilidade.


Devido a todos esses fatores, o cobre é um metal muito usado e procurado na indústria. Mas, afinal, qual a importância da reciclagem desse material?

O cobre é um metal que pode ser reciclado e reutilizado com facilidade, e o melhor é que não existe perda de qualidade entre o cobre reciclado e aquele extraído do ambiente pela mineradora. Logicamente, é mais econômico reciclar o metal do que realizar o processo para extraí-lo.


Além disso, a reciclagem do metal proporciona muitos benefícios ao meio ambiente, já que não será necessário degradar a natureza para extrair mais material e será economizada energia, algo que também contribui para a sustentabilidade.


Vale destacar também que o material reciclado corresponde a até 90% do valor do cobre extraído, e, dessa forma, mantém o giro de economia sem prejuízos à indústria, contribuindo também para não elevar o preço dos materiais que são fabricados com cobre.


Nos tempos atuais, aproximadamente 85% a 90% de cobre é reciclado. Esses números estão relacionados fatores citados acima e também ao fato de apenas 12% das reservas conhecidas de cobre no mundo terem sido exploradas. Os altos níveis de reciclagem já mostram um cenário positivo, mas é preciso manter a reciclagem em alta, já que o cobre tem sido cada vez mais utilizado para a produção de eletrônicos, como celulares, televisões, computadores, entre outras coisas.


Além dos vários benefícios citados, a reciclagem do cobre tem diversas outras vantagens, tais como:


- Contribui para o desenvolvimento de consciência ecológica pela comunidade;

- estimula a reciclagem de outros materiais;

- é uma fonte de renda para catadores e cooperativas de reciclagem, contribuindo para aumento de renda em áreas carentes;

- não necessita de grandes investimentos;

- proporciona significativa economia de energia elétrica;

-contribui para a preservação de matérias-primas;

- diminuição das áreas degradadas pela extração de minérios.


Vemos que a reciclagem do cobre tem muitos pontos positivos, e que é necessário estimular cada vez mais essa atividade, seja contribuindo com catadores e cooperativas de reciclagem, seja descartando materiais feitos com cobre em pontos de coleta adequados.


Fontes:

Biblioteca da Mináguas

Clube da Química

Dinâmica Ambiental

Dani Metais