Logo Assinatura Branca.png

VOLTE AO TOPO

palestras e treinamentos

A Mináguas acredita que a capacitação de pessoas através da informação seja o melhor caminho para obtenção de um sistema de desenvolvimento aliado à preservação do meio ambiente. Neste sentido proporcionamos cursos e palestras para a conscientização e capacitação de pessoas em diversas áreas do conhecimento.

PALESTRA

 

Plano de Gerenciamento Resíduos Serviço de Saúde

O PGRSS ou Plano de de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental de todo e qualquer estabelecimento que trabalhe com saúde humana ou animal. Constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão de resíduos, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais. Indica processos que são utilizados pelo estabelecimento para a não-geração ou minimização de geração de resíduos, bem como de todos os passos para as suas segregações na fonte, acondicionamentos, coletas, armazenamentos, transportes, reusos, reciclagens, tratamentos e disposições finais (FEAM, 2015).

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente. 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. (MMA, 2016)

PALESTRA

 

Coleta Seletiva

PALESTRA

 

Tratamento e

Qualidade da Água

A água como bem essencial à qualidade e manutenção do ecossistema requer uma atenção especial, pois ao mesmo tempo que garante a sobrevivência do homem a mesma pode ser veículo de transmissão de doenças. Um grande fato que contribui para esta característica é a  reutilização indireta entre as cidades, onde a cidade posterior, utiliza água para abastecimento do corpo receptor de efluentes da anterior. Diante deste fato é necessário um monitoramento constante e tratamento da água destinada ao consumo. Além da importância para a subsistência do homem, a água compões habitats complexos para outras formas de vida.

Indústrias frequentemente precisam se adequar a legislações estaduais e federais quanto a disposição de seus efluentes provenientes de seus processo produtivos. Como condicionante na maioria das licenças ambientais, a empresa deve tratar e monitorar a qualidade do efluente lançado nos corpos receptores. As tecnologias de tratamento irão variar de acordo com a origem do efluente a ser tratado, podendo ser utilizado basicamente métodos físico-químicos ou biológicos. A melhor tecnologia para cada empresa varia de acordo com sua realidade, necessitando um estudo prévio de caracterização e dimensionamento do sistema. 

PALESTRA

 

Tratamento de Efluentes Sanitários & Industriais

PALESTRA

 

Poluição do Solo

Visando conservar as características naturais do solo de cada região, é de extrema importância que se obedeçam as legislações referentes à disposição final de resíduos e efluentes, além da conservação da cobertura vegetal natural da região. A poluição de solos, como a provocada pela utilização de lixões, se mostra um mal quando promove a poluição da camada superficial e sub-superficial do solo, podendo atingir reservas confinadas de água, além da depredação da qualidade de vida de trabalhadores. A contaminação de solos e águas subterrâneas, afetam diretamente o trabalho agrosilvopastoril.

treinamento

instalação de equipamentos de estação de tratamento de água e esgoto

A empresa Mináguas possui parceria com fornecedores especializados em equipamentos para o tratamento de água e efluente além de equipamentos para o monitoramento e acompanhamento do funcionamento das estações de tratamento. Fornecemos os equipamentos adequados à cada caso de acordo com o estudo realizado, contando:

  • Unidade Compacta de Gradeamento

  • Unidade desarenadora

  • Unidade separado de gordura (SAO)

  • Filtro de gás sulfídrico

  • Decantador

  • Unidade Compacta de Cloração

  • Calha Parshall

  • Reatores

  • Bombas dosadoras

  • Sistemas de filtração para tratamento de água      

 

Ademais instruímos sobre a instalação, boas práticas de conservação e a operação de cada equipamento.​Todo o treinamento é baseada para a adequação às normas vigentes.

DN COPAM/CERH nº 01/2008

CONAMA 430/2011

CONAMA 357/05

Portaria MS 2.914/2011

treinamento

Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Resíduos de Serviços de Saúde

O treinamento é composto por palestras onde orientamos os colaboradores a respeito da legislação vigente e instruímos sobre como executar corretamente o plano de gerenciamento de resíduos sólidos e resíduos de serviços de saúde. Explanamos também os pontos positivos de um plano corretamente implantado, como redução de acidentes de trabalho e custos na disposição final do resíduo. 

Os treinamentos são interativos com apresentação de slides e fotos para melhor exemplificar a correta segregação, transporte e armazenamento dos resíduos. Além disso, abrimos um espaço para dúvidas e debates a cerca do tema.

Todo o treinamento é fundamentado nas legislações vigentes além de exemplos e conhecimento adquiridos ao longo dos mais de 30 anos de experiência..

NBR 10.004:2004

Resolução CONAMA 358/2005

Resolução RDC ANVISA 306/2004

NR Ministério do Trabalho nº 32

treinamento

Limpeza e Manutenção de Piscinas

Com vasta experiência no mercado de limpeza de piscinas e contando com uma equipe técnica especializada em tratmento e qualidade de água, capacitamos os colaboradores a realizar a limpeza e manutenção da piscina, instruíndo sobre quais produtos devem ser utilizados e as dosagens corretas. 

Instruímos, também, quais procedimentos devem ser seguidos em casos de alteração brusca da qualidade da água e os parâmetros a serem analisados para garantir que a água atenda a legislação vigente.

Nosso treinamento é focado na adequação da qualidade da água seguindo as seguintes normas:

CONAMA 274/2000.

NBR 10818/2016.

Lei Municipal 12774/2013.